Foto: Nathália Schneider
Sem um dia específico no calendário e variando a cada ano, o Corpus Christi, data que homenageia o sacramento da eucaristia, é sempre celebrado em uma quinta-feira.
Mas a gente te explica melhor sobre a data, seu surgimento e também sobre a tradição dos tapetes coloridos.
O corpo de Cristo
Expressão oriunda do latim, Corpus Christi significa o corpo de Cristo. Data de grande relevância no calendário litúrgico da Igreja Católica, é o momento dos fiéis prestarem homenagem à presença de Cristo na eucaristia. No sacramento da eucaristia, o pão consumido representa o corpo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.
Acredita-se que a participação neste ritual fortalece a comunhão dos fiéis com Deus e com a comunidade religiosa.
A data
A celebração de Corpus Christi foi instituída pelo papa Urbano 4 em 1264. Dois relatos sensibilizaram o papa para a criação de uma data para celebrar o sacramento da eucaristia. O primeiro data de 1209, quando Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga, teria recebido uma mensagem divina indicando que a eucaristia deveria ser celebrada com destaque pelos fiéis.
A segunda situação ficou conhecida como o “Milagre de Bolsena”. Relatos contam que em 1264, em Bolsena, enquanto o sacerdote Pedro de Praga realizava o sacramento da eucaristia, sangue começou a verter da hóstia consagrada.
A data é sempre celebrada em uma quinta-feira, em referência à quinta-feira santa, quando ocorreu a última ceia de Jesus com seus discípulos. No entanto, a data exata do Corpus Christi varia a cada ano, pois é determinada em relação à Páscoa.
A Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que acontece no equinócio do outono (no hemisfério sul). A partir da Páscoa, conta-se 60 dias e, em seguida, ocorre o Corpus Christi na quinta-feira seguinte. Portanto, o Corpus Christi é comemorado 60 dias após a Páscoa.
Os tapetes
Os tapetes coloridos de Corpus Christi são uma tradição trazida ao Brasil pelos portugueses. Feitos de serragem, borra de café, areia e outros materiais, os tapetes trazem em si desenhos religiosos, sendo muitos alusivos à figura de Cristo, do pão e do cálice.
A confecção dos tapetes surge como uma forma de recepcionar o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade. Para isso, é comum que os tapetes sejam confeccionados por voluntários dias antes da quinta-feira de Corpus Christi.
Mas afinal, é feriado ou não?
O dia de Corpus Christi não é estabelecido com feriado nacional. Ou seja, ser ou não feriado, vai depender do lugar onde você mora. Em Santa Maria, a data é feriado municipal conforme a Lei Municipal nº 5557, de 2011.
Já a sexta-feira (9) é ponto facultativo segundo o Decreto municipal o nº 17, de 2023.